Enquanto a vida passa, estamos sempre acumulando mais bagagem – memórias, vivências e histórias são contadas através dos objetos que guardamos conosco, e cada um deles tem um significado único para nós. Mas como guardar objetos tão especiais de forma prática e segura? Vamos lá!

1 – Selecionar
Separe apenas aquilo que realmente importa – livre-se de coisas velhas, quebradas e que não funcionem mais – você pode descartar de forma consciente artigos e peças que já não deseja, além de doar itens que possam ter serventia a outras pessoas. Assim você otimiza seu espaço e fica apenas com os objetos que irá guardar e ainda cuida do planeta.

2 – Organizar
Estabeleça uma lógica para guardar objetos, dividindo-os por tipos, tamanhos ou cores, por exemplo. Você pode fazer listas à mão, planilhas online ou até mesmo um pequeno inventário do que possui – o vestido de casamento, o primeiro violão que ganhou dos pais ou aquele velho aparelho de mergulho da inesquecível viagem ao Caribe são objetos para guardar com carinho, não?!

3 – Armazenar
Comece o trabalho de guardar objetos pelos meios de armazenagem, para que não se deteriorem com o tempo. Caixas de plástico rígido são ideais para roupas, por exemplo, pois não permitem que a umidade chegue aos tecidos, evitando bolor e mofo; junto com tecido, aproveite para guardar objetos pequenos e frágeis, pois formam uma camada macia de proteção, caso haja alguma batida ou queda.

4 – Guardar
Aproveite os espaços de forma inteligente, montando literalmente um quebra-cabeças com os itens, de modo a encaixar as peças. Agora, solte sua criatividade para guardar objetos de forma simples e organizada – vale usar lembretes de papel coloridos nas caixas, canetas de tinta permanente e até mesmo caixas de plástico transparente, para facilitar a organização.
Atente-se para a presença de fatores que possam causar danos aos objetos, como ambiente úmido, traças ou insetos. Se for empilhar caixas, sempre lembre-se de colocar os itens mais frágeis em cima dos mais densos e pesados.

Seguiu todas as dicas e ainda está faltando espaço? Não esquenta!

Para tudo o que não couber em casa e ainda quiser guardar, você pode contar com a Brás Guarda Fácil.